Abrir Empresa
Já pensou em abrir empresa em Curitiba? Muitos empreendedores enxergam a capital Paranaense como uma oportunidade para os negócios. Real, a cidade é propicia para isso porém, na hora de realizar esse procedimento, vários documentos são pedidos, condições são exigidas… E por conta disso, muitos acabam se perdendo no meio do caminho ou desistem por medo dessa burocracia.
Porém não se assuste, o processo de abertura de uma empresa não é tão complicado quanto parece. A seguir, explicaremos detalhadamente tudo o que você precisa para abrir empresa em Curitiba e como o Abertura Simples pode te ajudar com isso. Continue lendo:
Sobre Curitiba
A capital paranaense abriga uma população de mais de 1.8 milhões de pessoas. Possui o quarto maior PIB do país e se destaca também como a economia mais forte do sul do país. Toda via, o município concentra a maior porção da estrutura governamental e de serviços públicos do estado, e sedia importantes empresas nos setores de comércio, serviços e financeiro.
Possui um importante e diversificado parque industrial incluindo o segundo maior polo automotivo do país e o principal terminal aeroviário internacional da região Sul, o Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Quais os passos para abrir empresa em Curitiba:
Planejamento
O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.
Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.
A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.
Tipos de Atividade
Após, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:
- Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.
Tipos de Natureza Jurídica
Após, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
No entanto, informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. São diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Isto é, os sócios não exercem nenhuma atividade comercial, mas exercem sua profissão. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima: Então todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser negociadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Documentos necessários
Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Curitiba são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Qual o processo para abrir empresa em Curitiba?
A medida que a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, você também deve se cadastrar na prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.
Porém, para abrir empresa em Curitiba, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.
Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali. Por esta razão é uma perda de muito tempo e dinheiro, se eles conseguirem um apoio profissional nesse sentido, vão evitar essa confusão. Por este motivo, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.
Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa.
Além disto, oferecemos diversos serviços e adicionais aos parceiros que decidirem abrir empresa em Curitiba conosco. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.
Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo: Attualize Contabil