Por onde Começar a Investir

Por onde Começar a Investir?

Por onde Começar a InvestirPor onde Começar a Investir?

Hoje eu estou por aqui para falar sobre investimentos. Por onde começar a investir?

Esse foi pedido, na enquete que fiz e eu prometi que traria. Então vamos lá porque promessa é dívida!

As dúvidas que mais escuto quando alguém me pede dicas para começar a investir são: no que investir e como investir?!

A principio, começar a investir não é algo tão exato assim. Tem alguns aspectos que dependem muito mais de você mudar alguns comportamentos para começar a investir da forma correta e gerar resultados.

Então, antes de mais nada eu quero lhe dizer que você precisa ter paciência, muita paciência se você quer ser um investidor de sucesso! Em um cenário normal, você não vai investir hoje um determinado valor e em uma semana vai ficar rico. Se você tem esse pensamento e não tem paciência, infelizmente investimento não é sua praia.

Você sabe a diferença entre poupar e investir?

Essas duas práticas, serão as responsáveis pela pela sua segurança financeira. Ou seja, uma boa gestão nos seus gastos e aplicações, certamente irá lhe trazer bons frutos!

Poupar: Tem relação disciplinar com o “guardar dinheiro”. Onde quem deseja poupar mais, deverá; reaver seu padrão de consumo e fazer um diagnóstico em sua atual situação financeira.

Já investir: seria onde o dinheiro poupado, irá ser aplicado para que haja maior retorno financeiro.

Planejar-se para investir

Investimento é praticar a paciência constantemente, é como plantar a semente de uma árvore frutífera. Você planta, rega todos os dias, cuida e um dia ela te traz sombra e frutos. Dito isso, vamos lá!

Antes de pensar na árvore, na sombra e nos frutos que ela trará. Você precisa se prevenir e planejar para que não chegue o sol e a fome e você fique sem sombra e sem frutos.

É uma analogia simples para explicar para você que antes de você começar a investir um dinheiro para seu futuro, você precisa pensar e se planejar para o agora também, para a semana que vem e para o mês que vem.

Pensa comigo, se surgir alguma situação emergencial e você esta com todo seu dinheiro aplicado em um investimento de longo prazo, você faz o que? Pega um empréstimo? Pede para um parente? Usa o limite da conta, cartão de crédito? Entende, que você se limita?

O que eu estou querendo dizer?

Tenha uma reserva de emergência, antes de mais nada! Então, se você quer começar a trilhar esse caminho de investimentos, você precisa:

  • Primeiro, ter paciência.
  • Segundo, mudar o comportamento imediatista de achar que vai ficar rico mês que vem.
  • Por último e não menos importante, criar sua reserva de emergência.

Não adianta você investir, se ainda não tiver sua reserva de emergência. Contudo, a reserva de emergência nada mais é que aquele dinheiro que tem liquidez imediata, que você consiga usar no caso de ficar doente, sofrer um acidente, ou qualquer outro tipo de imprevisto que aconteça na sua vida.

Ok, entendi que eu preciso dessa tal reserva! Mas como que eu crio essa bendita reserva de emergência e quanto que eu tenho que ter lá?

Como crio a reserva de emergência e quanto tenho que ter lá?

A principio, vocês precisam fazer um calculo bem simples em relação ao seu custo de vida.

Onde você pega todos os seus custos do mês para você sobreviver, como; água, luz, alimentação, gasolina, faculdade, comida dos pet, aluguel, escola dos filhos, etc. Enfim os gastos necessários para você sobreviver dentro do mês.

E para exemplificar, vamos fazer um calculo bem simples: Imagine que você colocou todos esses gastos no papel e deu R$2500. Agora, você sabe que precisa de 2500 para viver no mês, ai você pega esse valor e multiplica por 6, ou seja, R$15.000.

Esse é o valor que você precisa ter na sua reserva de emergência, para dai sim pensar em investimento a longo prazo, pensar em investir para o seu futuro.

Contudo, essa reserva precisa estar em uma aplicação de liquidez imediata, o que significa isso? Que você precisa deixar em um lugar onde você consiga resgatar no momento em que acontece o imprevisto.

Descubra seu perfil de investidor

Saiba quais investimentos se encaixam melhor com sua personalidade, com o objetivo de evitar a submeter-se a perdas indesejadas. Assim, não deixando seu temperamento influenciar suas escolhas.

Perfis de investidor

  • Muito conservador
  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado
  • Muito arriscado

 

Nesse link abaixo você poderá fazer um testezinho rápido para descobrir isso!

 

Descobrir meu perfil de investidor!

 

Após descobrir seu perfil, ficará mais fácil saber no que investir. Por exemplo:

– Se você possui o perfil conservador, o aconselhado seria os investimentos de renda fixa.

– Se possui o perfil moderado, o aconselhado seria debêntures e fundos multimercados.

Após descobrir seu perfil, ficará mais fácil saber os melhores tipos de investimentos para você. E claro, você também pode contar com a ajuda de um consultor financeiro, diminuindo suas chances de erros.

Acompanhe seus investimentos

Depois de ter encontrado onde investir, é muito importante acompanhar a performance do seu investimento. Pois é aqui, que você vai identificar as oportunidades de ganhos maiores e evitar prejuízos.

Ainda assim, muitas pessoas acabam desleixando nessa parte e com isso vem as frustrações, que consequentemente poderiam ser evitadas.

Investir requer conhecimento

E por ultimo, sempre que possível pesquise, faça cursos, estude sobre. Pois, esse tema é muito amplo e tem um oceano de informações. Bem como, muitas variáveis e detalhes que conhecidos mais afundo, podem ser usados a seu favor.

Saiba tudo que possa afetar sua rentabilidade, como: inflação, taxas, impostos, além de outras variáveis constantes.

Após toda essa informação e conhecimento adquirido, adote estratégias a partir de seus objetivos, planos e prazos. 

Com isso; reduza seus riscos, seus custos e otimize seu tempo.

 

Lembrando: Investir é um processo que deve ser construído e monitorado diariamente para se ter êxito, bem como, excelentes resultados no futuro. Por isso, tome cuidado com fontes que prometem fórmulas rápidas para enriquecer.

Então, se você ficou com alguma dúvida sobre esse texto escreva abaixo nos comentários para que eu possa ajudar ou entre em contato!

0 0 vote
Article Rating
Anne Monteiro
[email protected]
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x