Se você caiu na Malha Fina (ou Malha Fiscal), significa que alguma informação declarada não bateu, seja por esquecimento, fraude ou então por falta de atenção na hora de realizar o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda.
Além disso, um outro motivo comum para ser alvo da Malha Fiscal é ocorrer uma falta de comunicação entre contribuintes com dependentes, pais que declaram filhos, por exemplo.
Sendo assim, para evitar esse problema, o mesmo dependente não pode constar em duas Declarações de Imposto de Renda diferentes.
Mas afinal, Qual O Valor Da Multa Se Cair Na Malha Fina?
Bom, antes de tudo preciso te falar que antes de ser multado, a Receita Federal te notifica indicando a possibilidade de Cair na Malha Fina.
Ou seja, a Receita Federal te dá uma chance de consertar as coisas, corrigindo as informações, e assim evitando uma multa mais alta!
Para contribuintes que corrigirem a sua Declaração de Imposto de Renda, o valor da multa será de 20% do valor do imposto devido, além do adicional da variação da Taxa Selic.
No entanto, no caso de contribuintes que não realizarem as correções da Declaração do Imposto de Renda, mesmo após a notificação da Receita Federal, a multa pode chegar a 75% do valor do imposto devido, mais a variação da Taxa Selic.
É realmente caro, não é mesmo?
Sendo assim, não é possível saber ao certo qual o valor da multa da receita federal, por conta dessas questões, e também porque cada declaração gera um imposto devido, o que é individual.