Tudo sobre empreendedorismo

TUDO SOBRE EMPREENDEDORISMO

 

empreendedorismoSe você ainda não sabe o que significa a palavra empreendedorismo, irei explicar para você em curtas palavras para que você possa ficar por dentro deste tema tão bacana. Empreendedorismo é arte e a ciência de empreender.

Você vai encontrar soluções e realizar projetos, transformando novas oportunidades em negócios lucrativos.  Se o seu negócio está no âmbito empresarial então o seu negócio está relacionado com empresas.

Também pode estar ligado com produtos a partir de uma ideia inovadora.

O progresso econômico e social depende de líderes empreendedores, por este motivo, o empreendedorismo é uma qualidade altamente valorizada

Existem muitas definições da palavra por sociólogos, economistas e empresários, porém a essência dessa palavra está na mudança.

O criador da palavra empreendedorismo foi o economista e cientista político Joseph Schumpeter, pioneiro em reconhecer a inovação como motora do desenvolvimento capitalista.

Se você deseja saber mais sobre empreendedorismo, então leia este artigo até o final e com certeza você vai adquirir muito conhecimento!

 

Origem da palavra empreendedorismo

 

origem da palavra empreendedorismoA palavra empreendedorismo é derivada do latim impreehendere, porém o seu significado vem da tradução do termo inglês entrepeneurship.

Para o criador Schumpeter a palavra empreender significa conduzir um processo de “destruição criativa”, onde os métodos antigos são substituídos pelos métodos novos.

Existem outras possíveis formas de descrever o empreendedorismo, mas antes, você deve saber que um empreendedor é alguém que não espera algo acontecer, pelo contrário, ele enxerga lá na frente, ele toma as rédeas e vai.

Sabe aquelas pessoas que têm a mente brilhante? Então, as grandes idéias e descobertas da humanidade surgiram dessas mentes brilhantes, mentes empreendedoras, que buscam seus objetivos com coragem e garra.

 

A crise na pandemia covid 19 e o empreendedorismo

 

Crise covid 19Sabemos que o mundo está sofrendo muito com a crise que se instaurou, porém é muito interessante saber que para o empreendedor, não existe crise, pois  ele acha uma forma de descobrir algo diferente.

No empreendedorismo a pessoa consegue sofrer desestímulo frente aos problemas e crises. Essas pessoas conseguem encontrar algo que parece ter lucro dentro da crise. Como exemplo, quero citar as máscaras.

 

Vejam que muitas pessoas encontraram na máscara uma forma de ganhar um dinheiro em meio a essa pandemia. Daí a gente vê a criatividade do empreendedor. Estou querendo dizer que para ele não existe crise.

Mesmo que a situação esteja caótica, o empreendedorismo sempre vai estar numa posição privilegiada face aos acontecimentos, pois como sinônimo de empreender, temos a iniciativa em criar sempre um novo negócio.

 

Descrição de Empreendedorismo

 

  • Processo de transformar sonhos em realidade e riquezaempreendedor
  • Habilidade de construir algo a partir de muito pouco ou quase nada
  • Iniciativa para criar um novo negócio
  • Usar recursos com criatividade
  • Transformação do ambiente social e econômico
  • Realização de projetos, mesmo sob riscos

 

Mesmo diante de um cenário catastrófico onde estamos vendo muitas mortes e desemprego, o brasileiro parece estar resistindo às dificuldades. O empreendedorismo sempre estará em alta.

 

Como e o quê empreender

 

como empreenderBom, agora que você já sabe o que é empreendedorismo, vamos pensar em uma forma de começar a criar algo que surpreenda e que tenha valor para sociedade. É muito importante que você tenha uma atitude empreendedora.

Vale lembrar que para ser um empreendedor, você só precisa ter atitude ou um comportamento diferenciado, ou seja, essa atitude pode estar na dona de casa, no faxineiro de uma empresa, no aposentado, no adolescente, e muitos outros.

Qualquer pessoa pode pensar no empreendedorismo, e tem mais, você não precisa de exatamente abrir o negócio, tudo começa no espírito empreendedor. Ofereça seus serviços, crie um portfólio.

 

Algumas idéias para empreenderpequeno negócio

 

  • Trabalhos manuais (artesão)
  • Fast-food
  • Cuidadora de crianças
  • Comida fit
  • Fotografia
  • Doces

 

Tem muito mais coisas te aguardando, basta que você use a sua mente brilhante e comece a fazer a diferença no ambiente em que você vive.

 

Como divulgar a sua ideia empreendedora

 

divulgar nas redes sociaisEstamos totalmente imersos na era digital, por este motivo não podemos dizer que é difícil divulgar um produto ou uma ideia, já que os canais digitais estão ao nosso alcance. O empreendedorismo está no alcance de todos!

Quem não tem uma rede social? Facebook, Instagram, Telegran, Watsapp, agora você publicar o que quiser e na hora que bem entender. Divulgue a sua ideia, não perca tempo, pois tempo é dinheiro.

Muitas pessoas gostam e sabem fazer maquiagem e usam o Instagram para divulgarem seus trabalhos, e olha, conseguem muito resultado! Elas apenas postam as fotos e deixam o número do telefone.

Feiras e eventos também é uma ótima opção para divulgar o seu trabalho, por isso, você só precisa estar no lugar e na hora certa e com certeza o resultado irão chegar.

 

Características de uma pessoa empreendedora

 

caracteristicas empreendedorasJá foi dito acima que para uma pessoa ter espírito de empreendedorismo, basta que ela seja alguém de atitude e vontade suficiente para colocar em prática algo que está em sua mente.

As pessoas empreendedoras sempre desejam ser independentes e estão sempre procurando algo diferente para fazer. Ela sempre tem uma ideia criativa e inovadora, portanto esta pessoa pode ser você.

Uma pessoa com espírito de empreendedor vai ser capaz de produzir o que desejou e idealizou e vai encontrar meios necessários para alcançar seus objetivos, criando sempre metas.

O espírito do Empreendedorismo está crescendo cada vez mais na população que tem um ideal a ser conquistado. O empreendedor tem sonhos e visão de águia. Sabe por que visão de águia? Vou explicar melhor e você irá entender.

A  águia é uma ave de rapina, e enxerga super bem. Segundo estudos, voando a uma altura de 200 metros consegue enxergar a presa de 15 centímetros e sobrevoar rapidamente em sua direção.

Se você enxerga longe, tem decisão, tem foco e atitude, resiliência, coragem, criatividade, oportunismo, e poder de decisão, então você pode ser considerado um empreendedor, logo, o espírito do empreendedorismo está em você.

 

Conclusão

A pessoa que tem um espírito empreendedor será sempre alguém de atitude, alguém que enxerga longe e consegue ver as coisas dando certo. Esta pessoa não perde as oportunidades e estão sempre criando idéias inovadoras.

Se você leu este artigo e se interessou em colocar em prática as suas habilidades, então boa sorte e até mais.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Converse agora
1
Precisa de Ajuda?
Olá, precisa de ajuda para empreender?