O mercado de beleza é um dos mais promissores no Brasil. Na última década houve um crescimento médio de 10% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), pensando nisso preparamos esse artigo sobre como controlar as finanças do seu salão de beleza.
Um estudo realizado pela associação destacou que cerca de 1,5% do orçamento familiar brasileiro é destinado a gastos com produtos ou serviços desse setor.
Somente em 2018 o segmento da beleza movimentou R$ 47,5 bilhões. E, com tanto potencial, o crescimento é inevitável.
A variedade de serviços e necessidades e a mudança de comportamento dos consumidores têm ampliado o mercado e demonstrado que esse crescimento continuará ativo pelos próximos anos.
Mas para construir um negócio de sucesso é muito importante ter atenção às finanças. O dia a dia corrido pode transformar essa tarefa em um desafio, mas hoje você vai conhecer algumas dicas importantes para manter tudo organizado.
Vamos lá?
Como controlar as finanças do seu salão de beleza usando o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é fundamental para todas as empresas. Com ele é possível visualizar as condições financeiras do negócio e também projetar investimentos e oportunidades futuras.
O dia a dia de um negócio do mercado de beleza exige recursos para pagar suas obrigações, efetivar suas operações e para gerar lucro. O fluxo de caixa ajuda a tomar decisões mais eficientes sobre estoque, pagamentos, prazos, etc.
Para ser eficiente o seu fluxo de caixa deve registrar todos os recebimentos e todos os pagamentos, inclusive a projeção deles, se houver parcelas a quitar. Anote também os custos fixos que você já conhece.
Faça projeções também dos recebimentos, considerando a sazonalidade, os meses de maior desempenho, e também os mais fracos. Seja conservador nessas estimativas.
Analise o saldo diariamente. Se a situação for superavitária, decida sobre a aplicação dos recursos, se a situação for deficitária, é hora de pensar em soluções para os momentos de déficit de caixa, buscando evitar que o problema aconteça.
Como negociar com fornecedores?
Conduzir uma negociação com fornecedores é uma das habilidades mais importantes para um empreendedor na área de beleza, já que é através dela que a empresa pode se tornar mais competitiva no mercado.
O objetivo principal da negociação deve ser reduzir os custos com a compra de produtos, porém mantendo a qualidade dos mesmos para não impactar nos serviços. Não deixe para fazer isso na última hora. Quando há urgência o poder de negociação diminui.
É fundamental fazer pesquisas de mercado para ter ideia dos preços praticados e as condições. Estabeleça seus limites financeiros e um orçamento planejado para a compra.
Escolha alguns fornecedores e inicie a negociação, buscando reduzir o preço ou aumentar a quantidade de produto, mantendo o valor inicial. Verifique prazos de entrega e formas de pagamento.
Depois de encontrar o fornecedor ideal, mantenha uma boa relação com ele, para garantir a continuidade da parceria. Mas tenha sempre um plano B, para contar em caso de imprevistos.
Como controlar as finanças do seu salão de beleza, projetando os próximos meses?
A organização é fundamental e contar com a ajuda da tecnologia também é importante para facilitar o processo.
O primeiro passo é registrar todos os valores dos serviços prestados em uma planilha ou sistema de gestão. Registre também os valores programados, respeitando os prazos.
Em geral os negócios de beleza vendem a prazo no cartão de crédito, então as chances de inadimplência são mínimas e também fica mais fácil projetar as entradas dos meses seguintes.
Mas, uma dica interessante é, sempre que possível, estimular o pagamento antecipado dos clientes com a oferta de descontos ou bônus.
Dessa forma você tem os recursos disponíveis mais rapidamente para uso.
Junte a essa planilha todas as despesas conhecidas. E não se esqueça de incluir também valores para uma reserva de emergência que ajudará você a estar preparado para imprevistos ou momentos de crise.
Como controlar as finanças do seu salão de beleza, avaliando o contas a receber?
O controle de contas a receber é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Entretanto muitos empreendedores sentem dificuldades em gerenciar esse processo por falta de experiência.
A projeção de valores recebíveis ajuda a analisar possíveis investimentos ou tomar decisões estratégicas.
Com todas as informações em mãos chega a hora de analisar se os recursos programados para os próximos meses são suficientes para cobrir as despesas do seu negócio com folga.
Se não for o caso, você pode criar ações promocionais para aumentar o movimento e assim aumentar os recebimentos futuros.
É importante projetar de 6 a 12 meses futuros para garantir a sua tranquilidade financeira e ter certeza de que o seu negócio não será prejudicado com imprevistos.
Como avaliar seus custos fixos e variáveis?
Os custos fixos são aqueles que se mantem presentes, independente da sua produtividade ou faturamento mensal. São gastos com salário, aluguel, vale transporte, vale alimentação, etc.
Os custos variáveis são aqueles que se modificam com o aumento do faturamento. Por exemplo, impostos, pagamento de fornecedores, horas extras, comissões, etc.
Conhecer esses valores é fundamental para precificar os serviços da sua empresa e tomar decisões estratégicas.
Não existe certo ou errado, mas em geral empresas conseguem ganhar escalabilidade quando possuem custos fixos maiores e custos variáveis menores, pois dessa forma os custos podem ser diluídos, aumentando o lucro.
Por outro lado, empresas que possuem custos fixos mais baixos e concentram suas despesas nos custos variáveis costumam não sofrer tanto em momentos de crise, em que as vendas caem. O crescimento é mais tímido, mas constante.
Como precificar os serviços de beleza?
A precificação correta é a responsável pela cobrança justa pelos serviços e também pela saúde financeira da empresa. Alguns fatores são importantes como posicionamento da empresa (que envolve a qualidade e o tipo dos serviços prestados, localização), os custos fixos e variáveis, o faturamento necessário, o lucro esperado, etc.
Além desses fatores é importante conhecer o mercado de atuação e seus concorrentes, para comparar preços e identificar o diferencial do seu negócio.
Outro ponto essencial é gerar valor percebido. Atendimentos diferenciados geram valor agregado aos serviços que já existem.
Todos esses elementos devem fazer parte da precificação dos seus serviços. Busque manter os preços em uma faixa semelhante ao mercado. E se o seu preço ficar muito mais alto é importante cortar custos.
Acompanhar bem de perto o seu financeiro permite que você identifique mais facilmente o melhor momento para alterar os preços do seu negócio.
Como decidir quais custos cortar?
A escolha sobre quais custos devem ser cortados pode não ser tão simples e exige cuidados. Em muitos casos os cortes podem gerar ainda mais despesas.
Para realizar um corte de custos eficiente é importante ter em mente que as despesas a serem cortadas devem ser para eliminar excessos e itens desnecessários.
O ideal, inclusive, é ter um plano de contenção de custos, ou seja, saber antecipadamente quais despesas serão cortadas quando for preciso. Dessa forma você consegue pensar e analisar com calma cada impacto para tomar a melhor decisão.
Mas, se você não fez essa lição de casa, comece com as despesas menores, como o café, a conta de luz, de água, etc. Esses gastos costumam ser mais fáceis de serem contidos.
Converse com seus funcionários e peça ideias que gerem menor impacto dos resultados. É fundamental olhar para dentro da empresa e identificar quais atitudes podem ser modificadas para ajudar na economia.
Não caia na armadilha de achar que a solução está nas maiores contas. Ao contrário, o ideal é começar pelos pequenos gastos, que juntos podem fazer uma grande diferença.
Qual é o momento de solicitar crédito?
Saber o momento certo para solicitar um crédito empresarial é sempre um desafio. Isso porque dinheiro é sempre bem-vindo, mas é preciso lembrar que nesse caso ele se torna uma dívida e um perigo para as finanças.
Antes de mais nada é fundamental ter total conhecimento sobre as finanças da empresa. Muitas vezes a falta de controle pode esconder valores e eliminar a necessidade do empréstimo, ou mesmo mostrar falta de condição de pagamento.
O próximo passo é definir o objetivo do empréstimo. Se for possível esperar a realização de um lucro futuro é melhor para evitar o pagamento de juros.
O momento certo para pedir um empréstimo é aquele onde não há outra alternativa para obtenção dos recursos.
Em geral essa decisão envolve momentos de necessidade de capital de giro, expansão do negócio ou pagamento de dívidas.
Em todo caso ainda é importante verificar o prazo de retorno do seu investimento que será feito com o valor. Se o retorno do lucro do investimento estiver projetado para depois da quitação do empréstimo, pode ser que o crédito não valha a pena.
Como avaliar as melhores taxas do mercado?
Quando há necessidade de adquirir um crédito para a empresa uma das principais preocupações deve ser sobre as condições.
É importante pesquisar as opções disponíveis já que cada instituição financeira possui exigências específicas, taxas, prazos, limites e custos diferentes.
O ideal é procurar por linhas de crédito específicas para a finalidade do seu empréstimo, por exemplo, as linhas de capital de giro, para compra de equipamentos, para construção, etc. Outra dica é procurar financiamentos com garantias, que oferecem taxas de juros ainda mais baixas.
Assim você terá acesso às taxas e prazos adequados ao objetivo do seu empréstimo.
E não se esqueça de analisar detalhadamente o custo efetivo total do empréstimo, que é a soma das taxas administrativas cobradas pelo banco, que são calculadas sobre o montante a ser emprestado.
Algumas vezes os juros podem ser mais baixos em um banco, mas o Custo Efetivo Total (CET) acaba sendo maior por causa dessas taxas administrativas.
Contratar CLT ou pela lei salão parceiro?
Em 2016 foi publicada a Lei do Salão Parceiro com o objetivo de formalizar esses setor e reduzir a carga tributária.
Ela é aplicável aos profissionais cabelereiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, depiladoras e maquiadoras. Para se enquadrarem os profissionais devem ter CNPJ ativo (pode ser MEI), o salão deve ter um contrato com cada profissional, homologado no sindicato, e também deve emitir nota fiscal corretamente.
A economia sobre os encargos trabalhistas é grande quando comparado às contratações tradicionais pela CLT.
Além disso, com a redução dos riscos de eventuais ações trabalhistas é mais fácil aumentar o lucro, tanto do salão como do profissional contratado.
Outro fator vantajoso da Lei do Salão Parceiro é a menor burocracia para contratar e dispensar profissionais. Mas é fundamental ter um contrato bem elaborado, que detalhe todas as funções de ambos os lados
Conclusão
Como qualquer empresa, os negócios no nicho de beleza precisam de muito cuidado e atenção em relação às finanças, que são a coluna vertebral da empresa. Deu para perceber que a resposta para a pergunta chave “Como controlar as finanças do seu salão de beleza” depende de muitos fatores.
É fundamental ter muita organização e empenho em manter todas as informações registradas e controladas, apesar do dia a dia atarefado de uma salão.
O objetivo desse e-book foi mostrar para você que é possível ter um negócio de beleza financeiramente saudável e organizado.
É importante, porém, contar com a ajuda de profissionais qualificados para orientar sobre as melhores decisões financeiras e sobre investimentos. Se você precisar de ajudar entre em contato conosco.
Agora aproveite essas dicas e faça o seu negócio crescer.
Prezada Anne, que conteúdo incrivel.
Eu estou trabalhando com produtos capilares, de uma empresa muito estruturada, em expansão no Brasil.
E o cabeleireiro tem uma oportunidade excelente de renda.
Para divulgar meu trabalho, como Gestora Financeira, minha formação, estou pensando, de programar um evento social, onde falaria sobre as finanças e organização, para os salões de beleza.
E depois apresentaria o projeto da empresa que estou atuando.
Eu posso utilizar seu conteúdo como base? Achei incrível, para estudar, e montar uma apresentação.
Pensei também de desenvolver uma planilha de controle e conciliação, para que eles possam utilizar e visualizar o negócio através dos números.
Gratidão!
Ficamos felizes!
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