Barbeiro atendendo cliente

Como abrir uma barbearia em 2021

De acordo com a Euromonitor Internacional, em 2017 teve um aumento considerável de abertura de barbearias. O setor vinha se desenvolvendo bem até a pandemia do novo Coronavírus. Entretanto, como deve ser o “depois”? Falamos com o proprietário da Barbearia Don Carvalho, no interior do estado de São Paulo. Assim, você terá um panorama de como abrir uma barbearia.

Hudson Carvalho tem uma barbearia há mais de 10 anos. E durante a pandemia, não se sentiu afetado pela crise.

“Os negócios melhoraram. Creio que as pessoas queriam um motivo para sair um pouco de casa”, disse.

O caso vai na contramão de muitos setores, e incentiva o investimento. Já que o mercado ainda é propício, vamos aos passos de como abrir uma barbearia ainda este ano.

Busque referências

Veja como funcionam as maiores barbearias do Brasil. A lista é bem selecionada. Portanto, você pode se basear no modelo de negócios utilizado por essas empresas de sucesso. Isso te ajudará na abertura da barbearia. Segmento, público, proposta, distribuição, relacionamento com cliente, atividade chave, parcerias, custos etc. Tudo isso será definido para você saber como abrir uma barbearia.

Você deve se fazer essas perguntas:

O que vou fazer?

A resposta é a proposta de valor do seu negócio. Por exemplo: qual benefício sua barbearia vai oferecer aos seus clientes? O que a destaca em relação à concorrência? Pense no motivo pelo qual as pessoas vão voltar à sua barbearia. Lembre-se de que você pode oferecer seus serviços várias vezes para o mesmo cliente.

Para quem vou fazer?

Aqui você define seu público e como vai se relacionar com ele. Portanto, neste tópico você define a persona da sua barbearia. Quem você deseja que seja seu cliente? Qual a idade dele? Qual rotina ele tem? Estas respostas são importantes para você saber com quem vai lidar. O objetivo é se aproximar e ser certeiro na venda de seus serviços.

Como vou fazer?

Quais os recursos, parceiros, o que você vai precisar para que sua barbearia comece a funcionar. De quem, ou de que vai precisar para realizar seus negócios? Aqui, você aproveita seu networking para fazer o seu negócio se desenvolver e seguir o caminho do sucesso.

Quanto vou gastar?

Qual será seu investimento, custos, preços. Quanto mais detalhado os valores, maior o controle na abertura da barbearia. Tenha uma planilha, mesmo que simplificada. Isto vai te ajudar no controle das finanças do seu negócio, pelo menos no início.

Invista em um espaço moderno e funcional

A abertura da barbearia requer atenção ao seu espaço. Os modelos de barbearias temáticas são sucesso em todo o país. Mas não se preocupe com glamour. O importante é que o espaço seja funcional, limpo, arejado e interessante. Os clientes se sentem mais cativados com um espaço personalizado. Vintage e retrô são os mais vistos no mercado. Trata-se de entender o que os clientes estão buscando. Essa dica é essencial em como abrir uma barbearia. Envolve tendências e seu público. 

Você pode ir além

As barbearias, hoje em dia, têm um formato de “refúgio masculino”. Aproveite essa tendência de barbearias e crie novos serviços e produtos. Por exemplo, uma sala de espera de barbearia pode ter bebidas disponíveis. Invista em geladeiras com cervejas, refrigerantes e petiscos. Além disso, essa visão de como abrir uma barbearia vai te dar ideias para novos produtos.

Ofereça diversão e refúgio

As novas tendências de barbearias oferecem espaço com videogames, mesa de sinuca, fliperama. O barbeiro Hudson Carvalho, de Andradina, ainda oferece um espaço para música anexo ao bar.

“Os clientes vêm para serem atendidos, ficam no bar, tocam violão. Eles se sentem em casa.”

Escolha bem seus produtos

Os clientes estão se tornando mais conscientes. Sustentabilidade é uma tendência para 2021. Quando for buscar mais dicas de como abrir uma barbearia, esteja atento a isso:

  1. Busque marcas que se preocupam com sustentabilidade;
  2. O mercado está cheio de produtos veganos, cruelty free ou orgânicos;
  3. Escolha marcas com consciência social;

Hoje em dia não é tão difícil encontrar essas marcas. Pesquise!

Tenha um carro-chefe

Qual será seu principal serviço? É claro que nessas dicas de como abrir uma barbearia, não poderíamos deixar de lado seu carro-chefe. Você quer que sua barbearia seja famosa por qual serviço? Um corte especializado, variedade em máscaras faciais? Pense nisso. Todos os serviços devem ser de ótima qualidade, mas por qual deles sua barbearia vai se destacar diante dos concorrentes?

Ofereça pacotes de serviços

Assim como as mulheres têm o “Dia da noiva”, os noivos também estão investindo nesse serviço. Assim como acontece nos salões femininos, os donos de barbearias passaram a criar pacotes do “Dia do noivo”.

Ter um pacote de serviços é uma boa dica para como abrir uma barbearia. Lembre-se de que você deve se destacar.

Esteja atento às tendências

Assim como o mercado feminino de beleza, o masculino tem se destacado com tendências. Os tratamentos que estávamos acostumados a ver apenas para as mulheres, agora se estendem aos homens. Portanto, você precisa estar antenado com as novidades no universo das barbearias.

“Vejo que em 10 anos, o que mais mudou foram as técnicas. Os clientes buscam mais por tratamentos de pele e coloração dos cabelos além dos serviços comuns.” Explicou Hudson.

Como abrir uma barbearia em 2021

Concluindo, as informações que te passamos sobre como abrir uma barbearia devem oferecer um norte. Desde modo, você pode planejar o seu negócio ainda para este ano. Você ainda pode tirar suas dúvidas de como abrir a sua empresa direto com a gente. Clique no botão de WhatsApp da nossa página e fale com a Attualize agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =