Consultório de Psicologia – Como Abrir?

COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA

como abrir um consultório de psicologiaVocê é psicólogo e esta pensando como abrir um consultório de psicologia? Percebe-se que vivemos em uma época em que muitas pessoas sofrem de problemas emocionais e de personalidade, onde procuram psicoterapia para tratar essas doenças.

A carreira de psicologia tem sido uma atraente forma de rentabilidade, visto que esse profissional pode agir em diferentes áreas.

A psicologia vem adquirindo o respeito que ela merece desde a época colonial, e hoje, a saúde mental, finalmente, tem sido abordada como um dos principais pontos para uma vida saudável.

Sendo assim, se você é psicólogo e tem pensado em abrir um consultório de psicologia, leia este artigo até o final e saberá tudo o que precisa sobre o assunto e assim vai começar a atuar como um psicólogo.

 

Se você pretende, precisa saber:

Como anda o mercado de trabalho

abrir um consultório de psicologiaEsse mercado de trabalho tem atraído muitos profissionais, pois a demanda tem sido muito grande. Existem os atendimentos que são para lidar e tratar de distúrbios, além de que muitas empresas também contratam esses profissionais.

Nas empresas, a maioria dos psicólogos trabalha na seleção e recrutamento. Um consultório de psicologia pode ser a chave para seu sucesso. O mercado de trabalho é bem diversificado.

Hospitais contratam os psicólogos, onde atuam na área de administração hospitalar e também aconselhamento de carreira. Muitos psicólogos sublocam salas e começam a trabalhar.

Já existe a constatação de que os psicólogos podem encontrar ocupações dentro da sua área profissional, desenvolvendo de duas até três categorias de atividades distintas ao mesmo tempo.

 

Funções exercidas ou especializações

psicologia infantilSe você sonha em abrir um consultório de psicologia, saiba que cada profissional se dedica a uma área diferente, cujas áreas são:

  • Psicólogo clínico;
  • Psicoterapeuta;
  • Psicólogos educacionais;
  • Neuropsicólogo;
  • Psicólogo social;
  • Psicólogos do trabalho;
  • Psicólogo esportivo;
  • Psicologia geral;

 

Então, se você já é um profissional e possui a sua especialização ou mesmo se atuar como um psicólogo clínico sem alguma especialização, então está na hora de saber quais estratégias utilizar na hora de abrir o consultório de psicologia.

 

 A Localização do seu consultório

localização do consultoriaPara você abrir um consultório de psicologia é muito importante que você encontre um local onde seja de fácil acesso e que de preferência tenha um estacionamento para melhor acomodar seus clientes.

Muitos clientes procuram um consultório de psicologia e agendam horários diversificados, ou seja, muitos só conseguem agendar para noite, ou mesmo na hora do almoço, às vezes na parte da manhã antes de ir para o trabalho.

Analisando pelo lado do conforto do cliente, se este faz um agendamento para a noite e ele possui um automóvel, seria interessante que ele pudesse estacionar seu carro sem risco de sofrer algum dano, como assalto.

 

Mobília para o consultório

mobília consultorioQuando se pensa abrir um consultório de psicologia é essencial que você pense muito bem na mobília, pois existem algumas e padrões exigidos pelos órgãos de regulamentação.

Dessa forma então, analisando a grosso modo, esse consultório deverá ter algumas características, que são:

  • Uma ventilação adequada, que poderá ser: um ar refrigerado, ou uma ventilação natural, vai depender do ambiente;
  • Analise o tamanho da sala e observe para que tenha uma iluminação natural;
  • Água potável e copos descartáveis;
  • Banheiro que seja adaptado para deficientes físicos, além de pia, sabonete líquido, papel toalha, lixeira com tampa e pedal (com saco plástico), vaso sanitário com tampa e papel higiênico, ralo fechado com tampa;
  • O tamanho da sala deve ser no mínimo de 7,5 m²;
  • O ambiente da sala deve ser de cor clara, de textura lisa e impermeável, sem mofo, rachaduras ou infiltrações;
  • O assoalho deve ser lavável e antiderrapante;
  • Sofás impermeáveis, cadeiras, poltronas, divãs e almofadas;

 

comprar, alugar ou sublocar?Devo comprar, alugar ou sublocar meu consultório

Para abrir um Consultório Psicológico é necessário saber o que será melhor para seu bolso, deste modo iremos falar sobre cada aspecto para que você entenda bem.

Comprar

O comprador terá um desconto na compra do imóvel, porém ele deve saber que não ficará isento do pagamento dos valores mensais, que serão fixos, a não ser se a compra do consultório de psicologia for à vista.

Existem outras despesas que são fixas e permanentes como, por exemplo, taxa de condomínio, IPTU, contas de luz e água, telefone, internet e os gastos com os produtos de limpeza e manutenção da sala.

Alugar

Contudo, muitos profissionais preferem alugar um consultório de psicologia, pois o valor se torna bem mais em conta, porém, deve-se pensar que muitas imobiliárias exigem alguns requisitos como: fiadores, depósito antecipado de dois ou três meses, seguro fiança.

Toda via, existe também a possibilidade de fazer um acordo direto com o proprietário, cujo contrato pode se tornar mais barato, pois alguns proprietários não fazem questão de depósitos, paga-se apenas o mês e pronto.

Sublocar

No momento de pensar em montar um consultório de psicologia, é interessante saber também que muitas vezes o profissional que está iniciando no ramo de Psicologia não possui muitos recursos.

Desse modo, o profissional procura economizar o máximo que puder para montar seu consultório de psicologia. Nessa situação, o profissional irá alugar uma sala e pagará apenas pela hora que for usar o consultório.

 

Competição com o mercado

Tendo em vista que o mercado de trabalho no ramo da Psicologia está crescendo a cada dia, o profissional que deseja montar um consultório de psicologia, deve estar bem atento nas estratégias que utilizará para abrir seu negócio.

O profissional deverá manter um atendimento diferenciado, focando sempre em nicho de mercado que ainda não foi explorado, verificando os preços, formas de pagamento, etc. Hoje em dia, alguns profissionais costumam fazer pacote.

Muitas pessoas vão gostar quando os psicólogos trabalharem com um pacote, que inclui muitos serviços e oferece alguns descontos, além de facilitar a divulgação.

 

Conclusão

Sabendo que vivemos em uma época em que muitas pessoas encontram problemas emocionais e diversas doenças mentais, existe uma grande demanda pela prática psicológica.

Nesse sentido este artigo vai explicar coisas referentes ao ramo da psicologia, dando um melhor suporte para que você abra seu consultório. Espero que este conteúdo seja útil para você.

Então, se você ficou com alguma dúvida sobre esse texto escreva abaixo nos comentários para que eu possa ajudar.

Entre em contato.

0 0 vote
Article Rating
Anne Monteiro
[email protected]
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Converse agora
1
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?