clinica de psicologia

Contabilidade para Clínica de Psicologia

CONTABILIDADE PARA CLÍNICA DE PSICOLOGIA

  comprar, alugar ou sublocar?Estamos vivendo um momento de grandes transformações no mercado de trabalho, por isso quando se abre uma clínica de psicologia, o profissional deve pensar em contratar um serviço de contabilidade de imediato. É interessante saber que o psicólogo pode abrir sua empresa e se cadastrar como empresário individual, sociedade unipessoal, EIRELI ou sociedade limitada. O CNPJ deve ter a atividade com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades) de nº 8650-0/03. Uma clínica de psicologia precisa e deve ter uma contabilidade, além do que, se torna muito difícil ter que lidar com tudo isso devido às burocracias e cargas tributárias. Se você estiver interessado em saber mais sobre este assunto, leia este artigo até o final e fique por dentro de como ter o controle da sua clínica em suas mãos!  

O que é contabilidade?

Antes de entrar no assunto propriamente dito, vou explicar o que é contabilidade e você vai entender o porquê da sua clínica de psicologia necessitar de ter uma contabilidade. Contabilidade é uma ciência aplicada, de natureza econômica, que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo.  

Importância da contabilidade para clínica de psicologia

Tal como, através dos serviços de contabilidade a sua clínica de psicologia irá poder funcionar sem preocupações quanto aos demonstrativos econômicos e financeiros, que servirão de base para as diversas operações cotidianas.  

Benefícios ao fazer uma contabilidade

  • Cumprir com as obrigações fiscais;
  • Entender os principais indicadores financeiros do seu negócio;
  • Tomar melhores decisões baseadas em dados;
  • Manter um histórico confiável da sua clínica;
 

Como fazer a contabilidade da clínica de psicologia?

  como abrir um consultório de psicologiaA Legislação federal diz que toda sociedade empresarial seja de fins lucrativos ou não, precisa realizar a sua contabilidade. Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179. É importante que a uma clínica de psicologia tenha uma contabilidade? Sim é a resposta, pois devido a tantas outras preocupações relacionadas ao trabalho, essa parte financeira, que não é tão fácil de gerenciar estará segura.  

Como a contabilidade é autenticada?

Lembrando que todas as contas serão assinadas por contador cadastrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Então, a contabilidade será feita por um contador qualificado para este ramo.  

Principais métodos contábeis

CNPJExistem três principais ferramentas na área da contabilidade que serão utilizadas para facilitar na hora de iniciar o método contábil da sua clínica de psicologia.  

Fluxo de caixa

Consiste na visão das entradas e saídas financeiras da sua clínica de psicologia de acordo com o regime de caixa. Ele está focado diretamente quando o dinheiro realmente entrou ou saiu, independente da data prevista.  

Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

É a visão das entradas e saídas da sua clínica de psicologia de acordo com o regime de competência, focando em quando o capital deveria ter entrado e saído.  

Balanço Patrimonial

É a fotografia da situação financeira e estrutura de capital da sua clínica de psicologia em um determinado momento. Existe a coluna do ativo (bens e direitos) e a coluna do passivo (obrigações).  

Despesas de uma clínica de psicologia

CONTABILIDADE PARA CLÍNICA DE PSICOLOGIAPara saber o valor real dos gastos de uma clínica de psicologia, será necessário como já foi dito acima, que haja um contador qualificado para estar apurando todas as entradas e saídas da clínica de psicologia.

E como organizo isso tudo?

Para saber ao certo todas as despesas que a clínica de psicologia tem, estaremos relatando uma a uma e você terá um maior entendimento de como estas despesas irão para contabilidade. Além de ser um psicólogo, você precisa ser um bom gestor na hora de abrir sua clínica, então fique atento as dicas abaixo.  
  • Aluguel – Se o espaço for alugado o valor irá depender da cidade ou região onde se trabalha.
 
  • Condomínio – O valor do condomínio dependerá da localização do prédio.
 
  • Contador – Vai depender do escritório contratado pela clínica de psicologia, porém, vale a pena ressaltar, que a maioria dos escritórios cobram honorário de meio a um salário mínimo por mês, quando existem funcionários.
 
  • Secretária  – Sendo uma clínica de psicologia, será necessário que haja pelo ao menos uma secretária.
 
  • Telefone – Você será capaz de optar por algum plano, mas será conveniente um que tenha banda larga.
 
  • Psicólogos – Para o psicólogo se manter atualizado vai precisar estar atualizado com manuais, livros, etc.
 
  • Luz – Deve-se levar em conta todos os equipamentos que a clínica de psicologia possui como ar refrigerado, telefone sem fio e outros que consome energia como cafeteira, carregadores, impressoras.
 
  • IPTU – Vai depender do imóvel e do local, por isso, pode ser mais caro ou mais barato.
 
  • Impostos – Se a Clínica de Psicologia estiver enquadrada no lucro presumido, você irá pagar 13,5% de impostos sobre o que arrecadar.
 
  • Motoboy – É muito importante contratar um motoboy para sua clínica de psicologia devido a ida e volta do faturamento que deve seguir o cronograma.
 
  • Vigilância Sanitária – É imprescindível haver  essa despesa, lembrando que a renovação é anual. E para renovar deve-se pagar uma taxa.
 
  • Manutenção – Se é uma clínica de psicologia, então vai haver gastos com toner ou cartucho, limpeza, reparos, manutenção de ar refrigerado, galão de água mineral, copos descartáveis, reposição de material lúdico e de escritório.
 
  • Testes – Também é um custo a ser considerado.
 

Os tributos sobre sua clínica

caracteristicas empreendedorasSe a clínica atua como pessoa jurídica então provavelmente está enquadrada em um dos três regimes tributários. Dessa modo, você deverá escolher bem o seu regime para não colocar em risco seu fluxo de caixa. Iremos explicar cada regime tributário para você poder entender e escolher o melhor.  

Lucro Real

O imposto será calculado com base no lucro líquido da clínica, o que significa que o valor varia com o lucro obtido no período. Tendo em conta que as taxas são mais elevadas, não sendo, portanto, adequado para pequenas clínicas.  

Lucro Presumido

No lucro presumido, os cálculos foram feitos para cada tipo de seguimento por meio de uma tabela fixa. Tal como: Consultório de Psicologia, tributos federais ficam em 11,33% + ISS (pode variar de 2% a 5%).  

Lucro Simples Nacional

Porém, esse é o regime mais utilizado, pois seus impostos são simplificados, e garante menor burocracia quando o assunto é pagamento, porém nem sempre vale a pena. Contrate um bom serviço de contabilidade para sua clínica, então além de um acompanhamento, será orientado a contratar o melhor serviço.  

Conclusão

Toda via, este é o mecanismo mais utilizado porque simplifica a tributação e garante menos burocracia no pagamento, mas nem sempre vale a pena. Contudo, colocar a clínica de psicologia nas mãos de um bom escritório de contabilidade seria uma forma de solucionar uma parte desses problemas. Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato.   Leia também o nosso artigo sobre tributação para psicólogos  
5 1 vote
Article Rating
Anne Monteiro
[email protected]
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paula
Paula
2 meses atrás

Que legal. Gostei muito desse texto, me ajudou.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Converse agora
1
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos lhe ajudar?