Finanças para Salões de Beleza

Contabilidade para Médicos — Como funciona?

Contabilidade e tributação para médicos ou profissionais da área da saúde é algo delicado e de suma importância, desse modo deve ser minuciosamente avaliada.

Médicos são uns dos profissionais mais importantes em nossas vidas, uma área com grandes demandas de serviços. Contudo, leva em média 6 anos para concluir seus estudos, sem contar as especializações que escolhem após o término da graduação. Esses profissionais podem atuar tanto sozinhos ou em grandes equipes de saúde, aprimorando cada vez mais seus conhecimentos e técnicas.

São tantas preocupações que cercam a rotina deste profissional, que no início de suas carreiras acabam por surgir diversas dúvidas em relação à contabilidade e tributação para médicos. A principio, surgem dúvidas na área de finanças e tributação, como exemplo:

Por onde começar?

Abro empresa?

Atuo como autônomo?

Contratar uma contabilidade especializada?

Quais tributos irei pagar?

Como sei se tive Lucro ou Prejuízo?

contabilidade para médicosAfinal, os médicos são profissionais liberais, tem toda a autonomia para escolher como irá prestar seus serviços, certo? A contabilidade e tributação para médicos, funciona de que forma?

Nesse artigo iremos abordar algumas dúvidas, que não podem ser deixadas de lado, e trazer informações sobre o aspecto da contabilidade e tributação para médicos e para os profissionais da área da saúde.

Afinal uma boa assessoria contábil e financeira nessas horas faz uma grande diferença para você que está iniciando a sua carreira ou para você que está exercendo suas atividades há um tempo, mas ainda surgem certas dúvidas em relação a esse assunto.

 

Qual a importância da contabilidade e tributação para médicos e no que implica no seu serviço?

A Contabilidade tem um papel importantíssimo para você que é médico, ela poderá lhe auxiliar com a sua organização financeira, te fornecerá todo o suporte necessário para que cumpra as suas obrigações legais como: apuração de encargos e tributos, contabilidade mensal e suporte financeiro para tomada de decisão.

Prestando sempre toda consultoria necessária para tirar suas dúvidas e tomar a decisão correta na hora de montar ou manter sua pessoa jurídica em dia com o fisco, com o contador ao seu lado você fica mais tranquilo e poderá se preocupar apenas em prestar seus serviços de maneira ágil e eficaz como se propôs.

 

Como funciona a tributação pela Pessoa Física?contabilidade para médicos

Se você é médico e opta por exercer sua atividade como pessoa física, neste caso sua tributação será feita por meio da Carne Leão e você receberá o Imposto de Renda Pessoal (IRPF).

O valor de imposto cobrado é relativamente alto, podendo chegar até 27,5% da sua renda. Este levantamento é feito de acordo com o seu Livro-Caixa, onde todos os seus pagamentos e recebimentos serão registrados. Lembrando também que você terá o INSS, que pode chegar a 20%, e o ISS, que vai depender do tipo de serviço a ser prestado ou das regras de cada município, variando entre 2% a 5% de sua alíquota.

Como funciona a tributação pela Pessoa Jurídica?

Se você optar por exercer a sua atividade de médico como pessoa jurídica, poderá verificar qual das opções mais se encaixa no seu caso, o leque de possibilidade para a tributação de um médico que atua como pessoa jurídica é ampla podendo ser enquadrado nos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Mas na sequência deste artigo, vamos-lhe explicar como funciona cada um deles para que você opte pelo que melhor se enquadre no seu caso.

contabilidade para médicosComo funciona a tributação para médicos no Simples Nacional?

Essa opção entrou em vigor em janeiro de 2015 para a área médica.  Porém, para se enquadrar nessa opção o faturamento da clínica não poderá ultrapassar R$4,8 milhões anuais. Com isso, a carga tributária fica entre 6% a 33% dependendo da sua receita bruta. A vantagem neste caso é que os impostos ficam inclusos em um único DAS a pagar.

Para fazer o cálculo do tributo, será necessário avaliar o seu faturamento bruto, considerar os gastos com folha de pagamento e aplicar a alíquota que se encaixa no seu caso.

 

contabilidade para médicosComo funciona a tributação para médicos no Lucro Presumido

O Lucro presumido é um regime tributário que pode ser muito benéfico para médicos. Em suma, é necessário entender se você tem um consultório, uma clínica ou atua como PJ e trabalha em hospitais usando sua empresa apenas para emitir notas fiscais.

No Lucro presumido a alíquota efetivamente paga pode variar de 11,33% a 16,33%. Essa alíquota é desmembrada da seguinte forma:

  • Tributos federais

IRPJ – 4,80%

CSLL- 2,88%

COFINS – 3%

PIS – 0,65%

  • Tributos municipais

ISS – 2% a 5% (dependendo da cidade)

 

contabilidade para médicos

O que é DMED?

A sigla DMED significa Declaração de Serviços Médicos e de Saúde e foi criada em 2009. Esse foi o modo que o governo estabeleceu para checar as informações demonstradas pelos pacientes no seu Imposto de Renda de Pessoa Física, e comparar com os pagamentos apresentados pelos médicos e profissionais da saúde.

Desse modo, ambos devem estar com as mesmas informações declaradas para a Receita. Portanto, é assim que a Receita Federal consegue verificar se existe algum tipo de inconsistência. Tanto na declaração que o paciente fez, quanto na declaração que o profissional da saúde entregou.

Então, se você for médico e atuar como Pessoa Jurídica, deverá anualmente entregar essa declaração. Contudo, ela deve ser entregue até o último dia útil do mês de fevereiro, diretamente por um programa disponibilizado no site da Receita Federal.

Mas não se preocupe, esse serviço é prestado pela contabilidade para médicos que lhe atende mensalmente.

 

O que é o Carnê Leão?

Se você é médico e presta serviços como Pessoa Física, deve mensalmente fazer o recolhimento do Carnê Leão. Onde são inclusos todos os recebimentos de outra pessoa física ou do exterior. O preenchimento do Carnê Leão, também deve ser feito através de um programa disponibilizado pela Receita Federal.

Caso você não fature nada em determinado mês, deve preencher da mesma forma o carnê leão. Porém indicado o faturamento zerado. O imposto apurado com base nesses faturamentos deverá ser pago mensalmente através do DARF que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

contabilidade para médicosAfinal, qual é a melhor tributação para os Médicos?

Se você olhar para a porcentagem, o caminho como pessoa jurídica é o mais vantajoso. Além de que, o sistema de imposto sobre lucro presumido será o mais interessante. Mas isso também vai depender da cidade em que você está.

Porém, não basta só isso, é necessário fazer um planejamento e claro para isso consultar uma contabilidade para médicos.

Desse modo, você poderá tirar todas as suas dúvidas e ver em qual das opções seria o ideal para sua clínica, consultório ou pessoa jurídica.

A Attualize é especialista em contabilidade e tributação para médicos, entre em contato.

anne monteiro

Contadora e consultora especializada na área da beleza e estética, founder e CEO da Attualize Contábil.

https://attualizecontabil.com.br

2 comments on “Contabilidade e Tributação para Médicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × um =