Como legalizar um consultório de Psicologia?

Independe de optar por atuar como Pessoa Física (Profissional Liberal) ou Pessoa Jurídica (Empresa), é importante legalizar seu  consultório de Psicologia

Além disso, evitar dores de cabeça é muito melhor do que ter que resolver algo que não está correto, que muitas vezes gera gastos e dedicação de tempo. Estar regular com certeza é algo que o Psicólogo não deve abrir mão.  

O que é necessário para abrir um consultório de Psicologia?

A legalização ou regularização de um consultório de psicologia é um procedimento sujeito exigências municipais. Portanto, o primeiro passo de como legalizar um consultório de Psicologia, é providenciar algumas documentações em determinados órgãos.

Elas são:

  • Alvará de Funcionamento – Prefeitura;
  • Licença do Corpo de Bombeiros – Corpo de Bombeiros;
  • Licença Sanitária – Órgãos municipais, estaduais e federais de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Registro de Responsabilidade Técnica – Conselho Regional de Psicologia;
  • Registro do Empreendimento –  Conselho Regional de Psicologia;
  • Inscrição na Prefeitura para pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) – Prefeitura.

Além disso, o Psicólogo precisa dos documentos como profissional, seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. É importante ressaltar que a legalização de licença de um consultório de Psicologia não é competência do CRP (Conselho Regional de Psicologia), por isso não possui vínculo com os procedimentos de outros órgãos citados acima. 

 

Exigências da vigilância sanitária 

A licença sanitária é um documento voltado para a liberação de funcionamento do estabelecimento, e sua emissão é feita pela própria Vigilância Sanitária de cada município, ou seja, esse é um dos documentos que o consultório do Psicólogo precisa para estar apto para atuar. 

Esse documento é emitido com uma validade específica para cada tipo de atividade econômica (Resolução Municipal n° 02/2018). A validade da licença sanitária para consultório de Psicologia está sendo de 5 anos a partir da data de emissão, mas pode variar de cidade para cidade. 

Isso porque cada município tem suas normas e prazos, essas informações sobre validade da licença sanitária são apenas uma base. 

Documentos para solicitar a Licença Sanitária 

  • Cópia do Alvará de Localização e Funcionamento vigente.
  •  Taxa de Vigilância Sanitária paga (Guia de Recolhimento autenticada ou com comprovante bancário).

Onde Protocolar

Outra dúvida importante é sobre onde protocolar os documentos para solicitar a licença sanitária. O Psicólogo deverá protocolar preferencialmente na Vigilância Sanitária da cidade onde fica localizado o seu consultório de Psicologia.

Renovação de Licença Sanitária

O Psicólogo deverá solicitar a renovação da licença sanitária 30 dias antes do vencimento do prazo de validade da licença sanitária antiga (Lei Municipal n° 9000/1996, artigo 41 parágrafo único).

Como funciona o processo de solicitação da licença sanitária na Vigilância Sanitária?

Além disso, é importante ressaltar que antes de solicitar a licença sanitária, o Psicólogo precisa ter alvará de funcionamento e licença do bombeiros.

 1 – Protocolar documentos
Ao entregar os documentos, a Vigilância Sanitária irá entregar um número de protocolo para o Psicólogo consultar o processo. Para maiores informações, é necessário entrar em contato com a Vigilância Sanitária onde se localiza o consultório do Psicólogo.

2 – Encaminhar o processo para equipe de Vigilância Sanitária
Nesse passo, a Vigilância Sanitária agendará a inspeção sanitária para verificar, por exemplo, as condições do consultório do Psicólogo.

     2.1 – Se o consultório estiver de acordo com o critérios da Vigilância Sanitária, o processo será deferido e a licença sanitária será liberada, sendo assim, o Psicólogo poderá retirar na própria Vigilância Sanitária;

     2.2 – Se por acaso o consultório não atenda aos critérios da legislação, ou ofereça algum risco, por exemplo, o Psicólogo terá um prazo para se regularizar;

     2.3 – O Psicólogo também terá um prazo para se regularizar caso as condições do consultório não atendam à legislação, mas não ofereçam risco potencial à saúde pública;

     2.4 – Atendendo às determinações da Vigilância Sanitária dento do prazo, a licença sanitária será liberada;     

     2.5 – Se no decorrer desse prazo o estabelecimento não atender às regras da Vigilância Sanitário, o processo será indeferido e serão tomadas as medidas legais para a situação.  

Alvará para consultório de psicologia

O Alvará de Funcionamento é um documento que autoriza o Psicólogo a exercer seus serviços no consultório. Além disso, é obrigatório, e sem esse documento o Psicólogo não poderá trabalhar no local. Ou seja, a falta do Alvará de Funcionamento pode gerar multas e até o fechamento do consultório.

Por isso antes de alugar ou comprar uma sala, por exemplo, é necessário investigar se será possível emitir as licenças necessárias para trabalhar legalmente.

Como deve ser a sala de atendimento Psicológico?

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), o consultório psicológico deve ser planejado de forma que atenda o paciente confortavelmente, portanto deve garantir uma boa iluminação, ventilação do ambiente, limpeza e isolamento acústico (para assegurar o sigilo profissional).

Como regularizar um consultório de psicologia?

Se o seu consultório está irregular, é necessário investigar o motivo da irregularidade e tomar as medidas necessárias para a legalização. Ou seja, providenciar os documentos e licenças obrigatórias para funcionamento dentro da legalidade.

Em caso de estar irregular por causa de alguma licença relacionada à estrutura, será necessário entrar em contato com o órgão responsável e tomar as medidas devidas para liberação da licença (Alvará de Funcionamento, Licença do Corpo de Bombeiros, Licença Ambiental e Licença Sanitária). Em casos de irregularidades na empresa do Psicólogo ou no cadastro de Autônomo/Profissional Liberal, também será necessário identificar onde está o problema para resolver. 

Sempre indicamos contratar uma contabilidade especializada, isso porque só um profissional com experiência na área conhecerá métodos e meios para lidar melhor com a situação. É muito comum bater a cabeça com algum detalhe que na verdade é bem simples de resolver, como por exemplo, sobre como legalizar um consultório de Psicologia, porém, basta apenas conhecer  essa particularidade. 

Nós podemos lhe ajudar em cada etapa do seu negócio, desde o planejamento até a execução. Por isso, conte com a gente, entre em contato pelo Whatsapp!

Continue navegando pelo Blog e acompanhe nosso Instagram!

 

 

4 comments on “Como legalizar um consultório de Psicologia?

  1. Quero saber se é obrigatório ou o que é obrigatório deixar exposto em uma clínica de psicologia. Exemplos: Alvará de funcionamento, placa de proibido fumar, Licença dos bombeiros.

    1. Olá, Fernanda. Tudo bem? Geralmente é a prefeitura de sua cidade que vai ditar o que precisa estar exposto, entre em contato com a parte de licenças! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =