Qual melhor tipo de empresa para Psicólogo?
Qual melhor tipo de empresa para Psicólogo?

Qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo?

É fato que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias de todo o mundo. Sendo assim, é importante que você entenda ao menos o básico sobre o assunto. Desse modo, você se mantém dentro da Lei e pode decidir qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo. Isso ainda será importante para cortar custos, gastos, evitar multas etc.

Antes de saber qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo, deve entender algumas diferenças: trabalhar como Profissional Liberal (autônomo) ou Pessoa Jurídica?

Escolhendo ser Profissional Liberal

Ao definir que atuará como Pessoa Física, deve entender que, ainda assim, pagará impostos. Entretanto, se você está se deparando com essa realidade nesse momento, vamos te explicar as principais taxas.

Taxas como Pessoa Física

  • INSS – Trabalhando como Pessoa Física, você terá que desembolsar algo em torno de 20% do seu faturamento para garantir esse direito.
  • IRPF – Esse imposto pode chegar a 27,5% sobre o valor do seu faturamento.

Lembre-se de que esses números são apenas bases, e cada caso é um caso. No entanto, entenda que é possível, sim, que a tributação chegue a 30% do seu rendimento.

Escolhendo ser Pessoa Jurídica

Qual melhor tipo de empresa para psicólogo?

Por outro lado, se você optar ser Pessoa Jurídica, vai garantir algumas vantagens no quesito tributação. Desse modo, quando adquirir o CNPJ para sua empresa, vai poder escolher entre três tipos de regime tributário:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido.
  • Lucro Real.

Você deve levar em consideração que a escolha do regime depende de diversas variáveis. Logo, pode precisar da ajuda de um contador para ponderar todas as opções. Um dos fatores para saber qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo é o seu faturamento.

Agora vamos às características de cada sistema de tributação.

Simples Nacional para Psicólogos

O Simples Nacional é uma boa maneira de iniciar o seu negócio. Desse modo, esse regime é uma boa opção de tributação para Psicólogos.

  • As alíquotas são progressivas, ou seja, sobem de forma gradual;
  • Os impostos são unificados em uma única guia;
  • As tributações são calculadas com base em seu faturamento.

Lucro Presumido para Psicólogos

Nesse modelo de tributação, o Psicólogo vai pagar cada imposto separadamente. A opção é interessante quando o ISS fixo e baixo.

  • Existem taxas mensais e trimestrais;
  • As alíquotas de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, são pagas separadamente.
  • O fisco presume o lucro e as cobranças são feitas com base no percentual de presunção.

Lucro Real para Psicólogos

O Lucro Real é bem parecido com o Lucro Presumido, o que muda é que os impostos são calculados sobre o lucro real apurado.

  • O Psicólogo vai pagar PIS, COFINS, IRPJ e CSLL de forma separada;
  • As alíquotas podem ser maiores por conta de deduções da receita.

Agora que você já está por dentro dos tipos de tributação, vamos nos aprofundar nos modelos de empresa. Assim, estará por dentro sobre qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo.

Ilustração psicologo com paciente e quabra-cabeça

 Psicólogo pode ser MEI?

Para ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI), é necessário que sua profissão não seja regulamentada por órgãos de classe.

Profissões como psicologia, por exemplo, são regulamentadas pelo Conselho Regional de Psicologia, o CRP. Essa característica impede que o Psicólogo se enquadre como MEI. Portanto, Psicólogos não podem ser MEI.

Mas afinal, qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo?

Empresário Individual (EI) para Psicólogos

Empresário Individual ou Empresa Individual, é parecido com o MEI, isso porque escolhendo esse modelo de empresa, o psicólogo será o único dono e não poderá ter sócios.

O EI não tem valor mínimo exigido de Capital Social. Indicamos colocar o valor que você investiu inicialmente no negócio. Porém, é permitido iniciar com qualquer quantia e aumentar esse capital posteriormente, caso seja necessário.

Nesse tipo jurídico a responsabilidade do sócio é ilimitada em relação ao capital da empresa, ou seja, se o empresário tiver qualquer problema que resulte em prejuízo financeiro e a empresa não conseguir arcar, o empresário arca com seus bens pessoais.

Psicólogos como EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ou EIRELI, como o próprio nome já diz, a responsabilidade é limitada. Dessa forma, o Psicólogo pode proteger seus bens porque com esse modelo de empresa é possível separar patrimônios de Pessoa Física dos patrimônios da empresa.

Diferente do EI, a EIRELI tem a responsabilidade limitada ao capital da empresa, ou seja, problemas da empresa é a empresa que arca.

Para o Psicólogo realizar a abertura de uma EIRELI, é necessário investir um capital social bem alto, correspondente à 100 salários mínimos vigentes… Isso dificulta um pouco a constituição desse tipo de empresa, portanto não é a mais vantajosa atualmente.

Sociedade Limitada Unipessoal para Psicólogos

Apesar de ter a palavra ”sociedade”, a Sociedade Unipessoal (como é conhecida popularmente) é formada por apenas uma pessoa, no caso o próprio Psicólogo, ela é uma mescla entre o EI e a EIRELI.

Um das vantagens de abrir uma Sociedade Unipessoal é que o Psicólogo pode abrir mais de uma empresa desse mesmo modelo de natureza jurídica. Por exemplo, se o Psicólogo tiver mais de um tipo de negócio, é uma boa opção.

Além disso, com esse modelo de natureza jurídica os bens do Psicólogo ficam protegidos, isso porque o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa, ela é de responsabilidade limitada como na EIRELI.

Assim, em caso de algum problema financeiro, ou mesmo falência, os bens do Psicólogo não serão utilizados para quitação das dívidas. Outro ponto positivo é o valor de capital necessário para abrir a empresa, não é exigido valor mínimo, ou seja, o Psicólogo pode abrir sua empresa sem a necessidade de investir um valor alto.

Qual melhor tipo de empresa para Psicólogo?

Psicólogos como Sociedade Limitada

Esse modelo de natureza jurídica é bem parecido com o modelo mencionado anteriormente. Porém, nesse caso é necessário ter dois ou mais sócios para que seja possível realizar a abertura de uma Sociedade Limitada.

O Psicólogo que optar por esse tipo de empresa e também terá seus bens protegidos. Na Sociedade Limitada o patrimônio pessoal não é misturado com o patrimônio da empresa.

Além disso, assim como a Sociedade Unipessoal, não é exigido capital social mínimo para a abertura.

Qual tipo de empresa devo escolher para trabalhar como Psicólogo?

Bom, esperamos que apresentar as principais opções tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas e entender qual é a melhor no seu caso. O primeiro passo você já deu: ler esse artigo para se inteirar sobre o assunto. Agora, o próximo passo é tomar uma direção para dar início à sua atividade.

Aqui no blog, já fizemos um artigo específico sobre Tributação para Psicólogos, é uma ótima oportunidade dar uma olhada e aprender um pouco mais.

Em todo caso, ter a orientação de um contador é imprescindível. Você vai poder explicar as peculiaridades da sua situação, como público-alvo, local onde pretende atuar, precificação etc. Desse modo, poderemos criar juntos um plano para que você saiba qual o melhor tipo de empresa para Psicólogo.

Clique no ícone de WhatsApp aqui ao lado e tire suas dúvidas com a Attualize agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + oito =