Como iniciar uma carreira de Psicólogo?
Como iniciar uma carreira de psicólogo?

Sou psicólogo, e agora?

Chegando ao final da graduação em Psicologia muitos Psicólogos se sentem perdidos e inseguros, assim como, com questionamentos como ”Me formei em Psicologia e agora?”, ”O que um Psicólogo recém formado pode fazer?”, ”Como iniciar uma carreira de psicólogo?”.

Este artigo é justamente para você que deseja um melhor direcionamento, por isso, aqui vamos focar em pontos importantes sobre como iniciar uma carreira de Psicólogo.

Independente de ser recém-formado, estando prestes a se formar, ou formado há algum tempo, vamos lhe ajudar a entender como começar a trabalhar com Psicologia e traçar um plano de carreira em Psicologia.

Dicas para Psicólogos iniciantes

Um dos erros mais cometidos pelos Psicólogos no começo da sua carreira, é não ter controle financeiro do seu negócio. Independente de atuar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, o controle financeiro é essencial.

O controle financeiro engloba tanto o que era e sai (receitas e despesas), quanto a separação das contas, pessoal e empresarial.

Outro ponto que merece atenção, é falar sobre o planejamento do início do seu negócio. É muito importante que o Psicólogo tenha em mente todos os detalhes que devem ser considerados antes da abertura do seu consultório de Psicologia, como por exemplo, custo para montar um consultório de Psicologia, tamanho do consultório (lembrando que não existe tamanho mínimo para consultório de Psicologia), materiais que serão utilizados para a prestação de serviços Psicológicos, entre outros.

É recomendado contar com uma ajuda especializada na área, isso porque o Psicólogo terá um apoio para tirar dúvidas e não correr o risco de começar com irregularidades que podem comprometer o seu negócio.

Quanto custa para abrir um consultório de Psicologia?

Antes de abrir um consultório de Psicologia, os custos devem ser considerados, planejados e organizados para que o seu consultório não fique no vermelho. Além disso, é importante verificar se é melhor trabalhar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Assista o vídeo abaixo onde reunimos algumas informações a respeito:

Ao abrir um consultório de Psicologia, esses serão os principais custos:

  • Salários + encargos (no caso de ter funcionários);
  • Remuneração dos Psicólogos (no caso de ter mais profissionais além de você);
  • Tributos, impostos e taxas de contribuição;
  • Água, luz, telefone, internet e aluguel do consultório;
  • Honorários contábeis;
  • Divulgação do seu negócio;
  • Materiais consumidos no escritório;
  • Custos com manutenção de equipamentos e móveis.

OBS: Esses são apenas exemplos de principais custos, mas optando por trabalhar sozinho no consultório de Psicologia com certeza alguns custos serão eliminados, como por exemplo salário de funcionários.

O que é necessário para abrir um consultório de Psicologia?

Para montar um consultório de Psicologia é necessário providenciar alguns documentos junto aos órgãos municipais, estaduais e federais:

  • Alvará de Funcionamento – Prefeitura;
  • Inscrição na Prefeitura para pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) – Prefeitura;
  • Licença Sanitária – Vigilância Sanitária;
  • Licença do Corpo de Bombeiros – Corpo de Bombeiros;
  • Registro de Responsabilidade Técnica – Conselho Regional de Psicologia;
  • Registro do Empreendimento –  Conselho Regional de Psicologia.

Vale lembrar que além desses documentos serão necessários os documentos pessoais do Psicólogo.

Alvará para consultório de Psicologia

O Alvará de funcionamento é um documento emitido pela prefeitura da cidade onde seu consultório está localizado. Esse documento permite o funcionamento da consultório de forma legal perante o município, ou seja, alega que seu estabelecimento está autorizado para funcionar e prestar serviços de Psicologia.

Porém, o Alvará deve ser solicitado antes de começar o funcionamento do consultório. Mas caso não o Psicólogo ainda não tenha o Alvará e passe por uma fiscalização, pode gerar multas ou até o fechamento do consultório.

A solicitação do Alvará para consultório de psicologia é feita diretamente na prefeitura do município onde o consultório se localiza. Além disso, vale lembrar que cada prefeitura funciona de um jeito, podendo mudar alguns passos. Mas de modo geral, os documentos solicitados são:

  • Laudo Vigilância Sanitária;
  • Laudo bombeiros;
  • Licença ambiental;
  • Declaração da atividade;
  • Dados pessoais d responsável pela clínica;
  • Planta do imóvel;
  • Setor, quadra e lote (SQL) do imóvel.
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • Escritura do imóvel, ou contrato de locação.

Licença Vigilância Sanitária

A Licença Sanitária é um documento necessário para a liberação sanitária do consultório de Psicologia. A emissão desse documento é feita direto pela Vigilância Sanitária de cada município, ou seja, de cada cidade. 

Para solicitar a Licença Sanitária, o Psicólogo precisa apresentar uma cópia do Alvará de Localização e Funcionamento vigente e a taxa de Vigilância Sanitária (paga), na unidade da Vigilância Sanitária da sua cidade. 

É importante lembrar que a Licença Sanitária deve ser renovada antes do vencimento, ou seja, trinta dias antes do prazo de validade é necessário refazer o processo para evitar problemas com a fiscalização.

Licença do Corpo de Bombeiros

Solicitar a Licença do Corpo de Bombeiros (Alvará do Corpo de Bombeiros) é  um procedimento simples. Isso porque se a documentação analisada e a vistoria estiverem em ordem, a licença é emitida automaticamente.

Contudo, é importante lembrar que o Psicólogo precisa renovar o Alvará do Corpo de Bombeiros pelo menos 30 dias antes do prazo de validade do anterior.

Psicólogo Autônomo requisitos

Trabalhar como Psicólogo Autônomo (Profissional Liberal), também é uma opção. Afinal, o Psicólogo não precisa necessariamente atuar como Pessoa Jurídica, pode sim, abrir seu consultório sendo Pessoa Física. Porém, assim como empresa, é necessário providenciar alguns documentos semelhantes aos citados acima:

  • Documentos pessoais do Psicólogo;
  • Cadastro no CRP;
  • Alvará de autônomo;
  • Licenças para funcionamento (Vigilância Sanitária e Bombeiros).

Procure ajuda especializada

Iniciar uma carreira de Psicólogo ou de um outro negócio é sempre um momento cheio de dúvidas e questionamentos, é normal ter inseguranças e ficar um pouco perdido.

Aqui em nosso blog temos outros artigos que são interessantes consultar para ficar por dentro do assunto e esclarecer possíveis dúvidas. Como por exemplo:

Qual melhor tipo de empresa para Psicólogo

Como trabalhar como Psicólogo Autônomo

Como legalizar um consultório de Psicologia

Confira esses artigos que com certeza vai dar uma clareada na ideia inicial para seguir uma carreira na área de psicologia.

Ainda mais, para entender melhor sobre contribuição para a Previdência Social, também escrevemos sobre Contribuição para o INSS para Psicólogos.

A Attualize Contábil é uma contabilidade especializada em Psicólogos. Além disso, prezamos por oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes, utilizando as melhores ferramentas tecnológicas para garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Conte com a gente! Entre em contato clicando no ícone do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + três =